VIDA NA AMÉRICA

A Páscoa nos Estados Unidos

A Páscoa é a mais antiga e importante festa cristã, data em que é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo três dias após sua crucificação. Comemorada sempre no domingo, este ano será celebrada no dia 21 de abril. As comemorações pascais variam bastante entre os países cristãos. Nos Estados Unidos, por exemplo, tanto o Domingo de Páscoa, quanto a sexta-feira Santa não são considerados feriados nacionais como no Brasil, mesmo assim algumas lojas e departamentos públicos fecham nessas datas.

Os Estados Unidos não é um país católico, por mais que no Brasil exista essa separação de estado e religião – um estado laico, nós sabemos que a influência católica e cristã é muito grande no Brasil, afinal o Brasil foi descoberto por Portugal que é um país católico que seguiam muito o vaticano e mandavam jesuítas para o Brasil… Já os Estados Unidos foi descoberto por protestantes, então tem católicos, mas não tem muito feriado religioso, enquanto que no Brasil tem a Páscoa, Corpus Christi, Finados, que são todos feriados nacionais. Nos Estados Unidos, nenhum desses dias são considerados feriados onde as pessoas não precisem ir trabalhar. Então as crianças vão para a escola, as pessoas vão trabalhar e comem carne na sexta-feira santa, apenas aqueles que seguem a religião fazem isso individualmente.

Tem ovos de Páscoa nos Estados Unidos?

Não é comum entrar nos mercados dos Estados Unidos e ver aquele teto todo enfeitado de ovos de Páscoa como acontece no Brasil. Mas é comum as crianças fazerem uma caçada por ovinhos de Páscoa (Easter Egg Hunt) na manhã do Domingo de Páscoa e essas brincadeiras são feitas até pelos pais dentro de casa. Esses ovinhos são de plástico ou ovos cozidos e pintados de colorido, então eles são escondidos e as crianças procuram por eles. A criança que encontrar mais ovos é a vencedora. Não tem ovos de chocolate, mas tem coelhinhos de chocolate! Além dos coelhinhos, também é comum comerem marshmallows nessa data.

Todo ano na Casa Branca tem o Easter Egg Roll, um evento feito pelo presidente dos EUA e pela Primeira-dama na segunda-feira depois do Domingo de Páscoa, onde eles chamam as crianças (menores de 13 anos) para a brincadeira. No Easter Egg Roll as crianças levam os ovinhos de um ponto ao outro, empurrando com uma colher, sendo ajudadas pelos pais. A Casa Branca fica cheia de gente com tudo colorido e as crianças adoram.

E a Páscoa nos EUA é assim, mais voltada para brincadeiras e enfeites. Nos mercados não tem ovos de Páscoa de chocolate, mas tem muito brinquedo e enfeites para a casa para quem costuma dar festinhas de Páscoa.

Páscoa em New York

Outra coisa muito comum, principalmente em New York, é a Easter Parade, que é um desfile de Páscoa. Em Nova York a Páscoa é muito celebrada! A cidade toda se enfeita e aproveita também para comemorar a chegada da Primavera. Trazendo um clima muito agradável para seus moradores e também para os milhares de visitantes.

Easter Parade

O evento mais importante que ocorre na cidade nessa época, com certeza, é o Easter Parade. Um grande desfile que acontece todos os anos na 5º Avenida, começando às 10h na 49th Street com final na 57th Street por volta das 16h. Ele reúne milhares de pessoas que desfilam e exibem seus trajes e chapéus dos mais variados modelos. A tradição começou por volta de 1870, com a elite social que frequentava uma das mais famosas igrejas de NY, a St Patrick’s Cathedral, e desfilava seus chapéus e roupas preparados especificamente para o feriado. Principalmente para encantar os menos favorecidos que se reuniam na avenida para ver as belas carruagens e acompanhar as tendências de moda.

Caça aos Ovos de Páscoa

A Caça aos Ovos de Páscoa também é outra excelente maneira de se divertir durante a Páscoa Nova Iorquina. Principalmente para quem tem crianças! Existem duas principais Easter Egg Hunts, “caçada aos ovos de Páscoa”, na cidade, o NYSoM Easter Eggstravaganza, organizado pela comunidade, no East Harlem, que inclui pintura do ovo de Páscoa, o coelhinho da Páscoa, e caça aos ovos a cada 10 minutos com grupos de crianças, por ordem de chegada. A outra é a Annual Easter Scavenger Hunt, realizada anualmente pelo Children’s Museum of Manhattan, localizado no Upper East Side. Que oferece diversas atividades para as crianças e a caçada aos ovos coloridos que acontece nos corredores do museu.

Mais eventos

Outro evento muito procurado em Nova York, são os famosos cardápios especiais de Páscoa que diversos restaurantes e cafés oferecem durante a Semana Santa. Dois ótimos exemplos são os restaurantes Jacob’s Pickles, no Upper West Side e o Maharlika Filipino Moderno, no East Village. Há também o famoso Cruzeiro de Páscoa. Passeio de barco ao redor de Manhattan, que oferece open bar de bebidas e um buffet completo de brunch de Páscoa. Além de uma vista inesquecível de Nova York, ao som de apresentação de jazz ao vivo. O passeio parte do Pier 40 no Lower Manhattan, e dura cerca de 2 horas e meia.

Esses e outros passeios e eventos com certeza tornam Nova York muito mais encantadora também durante a Páscoa. Mostrando que a cidade consegue ser inesquecível e especial em qualquer época do ano.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo