
Está pensando em ir para os Estados Unidos e não sabe falar inglês? Está com medo de não conseguir se comunicar com os outros cidadãos? Saiba que existe um pedacinho do Brasil dentro dos EUA, onde ficam os brasileiros! Talvez essa informação possa te ajudar. Saiba que muitas pessoas moram há anos e anos nos EUA sem saber falar inglês. Isso acontece porque muitos brasileiros se juntam em determinadas comunidades e interagem entre si. Dessa forma, tem brasileiro que contrata para trabalho, outros donos de lojas, então sempre falando em português não há necessidade de aprender o inglês.
Mas não se engane! Aqueles que tem um nível bom de inglês conseguem mais contatos e consequentemente melhores oportunidades. Tenha em mente que é possível viver muito bem nos Estados Unidos sem o português, mas não custa estudar o inglês para ficar um pouco melhor, não é? Conheça os lugares onde mais falam português nos EUA.
Os Estados Unidos da América são um país multicultural, com pessoas de diferentes origens, culturas e idiomas. Embora o inglês seja a língua oficial do país, existem muitos estados onde o português é falado, principalmente devido à grande presença de imigrantes brasileiros. Neste artigo, exploraremos a história por trás dos estados onde falam português nos EUA e a história de cada estado.
Lista de conteúdos
História

A presença de brasileiros nos EUA começou a aumentar significativamente nas últimas décadas. De acordo com o censo americano de 2020, mais de 450.000 brasileiros vivem nos Estados Unidos. A maioria desses imigrantes se concentra em áreas urbanas, principalmente em estados da costa leste e costa oeste, onde há mais oportunidades de emprego e melhores condições de vida.
A presença de brasileiros nos EUA começou a aumentar na década de 1980, quando a economia brasileira estava passando por uma crise econômica e política. Muitos brasileiros deixaram o país em busca de novas oportunidades, incluindo os Estados Unidos. Hoje, a comunidade brasileira nos EUA é composta por imigrantes de diferentes origens, incluindo estudantes, profissionais, artistas e trabalhadores.
10 Estados Americanos onde mais de falam português nos EUA

1 – Massachusetts (26.51%)
A área de Somerville, Framingham e Everett são as com maior número de brasileiros no estado.
Massachusetts é o estado com a maior população brasileira nos Estados Unidos. A maioria dos imigrantes brasileiros em Massachusetts se concentra em cidades como Boston, Somerville e Cambridge. A comunidade brasileira em Massachusetts é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Framingham
Em Massachusetts, existe uma cidade chama Framingham onde praticamente todo mundo que vive por lá é brasileiro. Se você tem a intenção de conhecer uma Comunidade Brasileira perto de Boston, andar pelas ruas e escutar as falando português nos EUA, então reserve um tempinho para conhecer Framingham. Saiba mais sobre ela aqui.
2 – Flórida (12.64%)
Loch Lomond, North Bay Village, Sunshine Ranchers e Bonnie-Lock Woosetter North são as com maior número de brasileiros no estado.
A Flórida é outro estado com uma grande população de brasileiros. A maioria dos imigrantes brasileiros na Flórida se concentra nas cidades de Miami, Orlando e Fort Lauderdale. A comunidade brasileira na Flórida é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.
3 – Nova Jersey (12.64%)
East Newark e Harrison são as com maior número de brasileiros.
Nova Jersey é outro estado com uma grande população de brasileiros. A maioria dos imigrantes brasileiros em Nova Jersey se concentra em cidades como Newark, Elizabeth e Jersey City. A comunidade brasileira em Nova Jersey é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Newark
Newark é a cidade com a maior concentração de brasileiros dos EUA, tem até placas escritas em português! Tudo o que você encontra no Brasil, certamente irá encontrar no Ironbound, uma bairro de Newark. É ótimo para quem sente falta das comidas do Brasil, em Newark não dá tanta saudade. Saiba mais sobre ela aqui.
4 – Califórnia ( 11.33%)
As cidades mais populosas do estado são: Los Angeles, San Diego, San Jose, East San, Gabriel Valley e San Francisco.
A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos e tem uma grande população de imigrantes brasileiros, principalmente nas cidades de Los Angeles, San Diego e São Francisco. A comunidade brasileira na Califórnia é composta por uma mistura de imigrantes de áreas urbanas e rurais do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A presença de brasileiros na Califórnia é conhecida por sua influência na cena musical, culinária e de arte.
5 – Nova Iorque (6.79%)
As áreas mais populosas do estado são: New York, Brooklyn, Queens, Manhattan e Bronx.
Nova York é o estado mais populoso dos Estados Unidos e tem uma grande população de imigrantes brasileiros. A maioria dos imigrantes brasileiros em Nova York se concentra em áreas urbanas, como o Queens, Manhattan e Brooklyn. A comunidade brasileira em Nova York é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.
6 – Connecticut (5.71%)
Danbury é uma das áreas com maior número de brasileiros no estado.
Connecticut é outro estado onde o português é falado devido à grande presença de brasileiros. A maioria dos imigrantes brasileiros em Connecticut se concentra nas cidades de Danbury, Bridgeport e Hartford. A comunidade brasileira em Connecticut é composta principalmente por imigrantes de áreas rurais do Brasil, como Minas Gerais e Goiás.
7 – Rhode Island (4.97%)
As maiores cidades do estado são, respectivamente: Providence, Warwick, Cranston e Pawtucket.
Rhode Island é um estado pequeno no nordeste dos Estados Unidos, mas tem uma população de imigrantes brasileiros em rápido crescimento. A maioria dos imigrantes brasileiros em Rhode Island se concentra na cidade de Providence e seus subúrbios. A comunidade brasileira em Rhode Island é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. A comunidade brasileira em Rhode Island é conhecida por sua forte presença na indústria de restaurantes e serviços.
8 – Texas (2.34%)
As cidades mais populosas são Houston, San Antônio, Dallas, Austin e Fort Worth.
O Texas é um estado grande e diverso, com uma presença significativa de imigrantes brasileiros em cidades como Houston, Austin e Dallas. A comunidade brasileira no Texas é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas também inclui imigrantes de áreas rurais do Brasil. A presença de brasileiros no Texas é conhecida por sua influência na cena culinária e de música sertaneja.
9 – Georgia (2.08%)
As áreas mais populosas do estado são: Atlanta, Columbus, Northeast Cobb, Savannah e Ausgusta.
A Geórgia é outro estado no sudeste dos Estados Unidos com uma presença significativa de imigrantes brasileiros. A maioria dos imigrantes brasileiros na Geórgia se concentra em cidades como Atlanta e Alpharetta. A comunidade brasileira na Geórgia é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. A presença de brasileiros na Geórgia é conhecida por sua influência na cena culinária e na indústria de beleza.
10 – Pennsylvania (1.74%)
A região de Flying Hills é uma área com bastante brasileiros.
A Pensilvânia é um estado no nordeste dos Estados Unidos com uma presença crescente de imigrantes brasileiros. A maioria dos imigrantes brasileiros na Pensilvânia se concentra nas cidades de Filadélfia e Pittsburgh. A comunidade brasileira na Pensilvânia é composta principalmente por imigrantes de áreas urbanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. A presença de brasileiros na Pensilvânia é conhecida por sua influência na cena culinária e na indústria de beleza.
Como isso aconteceu?

Desde o início do século XVI, quando os primeiros exploradores europeus desembarcaram em diferentes regiões dos Estados Unidos, a população existente ali, os nativos americanos, foram se misturando aos demais grupos imigrantes, dando origem a uma grande mistura de etnias.
O sudoeste e o sudeste dos Estados Unidos foram colonizados por espanhóis, e a região central, pelos franceses. Partes das Treze Colônias foram colonizadas primeiramente pelos suecos e pelos neerlandeses, mas foram capturadas pelos ingleses durante a década de 1660. Desde então, os Estados Unidos tem sido populado por diferentes grupos de imigrantes.
Atualmente, devido a sua alta economia e ótima gestão do governo, pessoas de diferentes países tem imigrado para os Estados Americanos em busca de uma melhor qualidade de vida. Por esta razão, atualmente existe uma diversidade grande de línguas.
De acordo com estimativas, o número de imigrantes (legais e ilegais) que vivem nos Estados Unidos hoje é de, aproximadamente, 28 milhões de pessoas, vindas de diversos países. Havia uma estimativa de que haviam 371.529 brasileiros morando nos EUA em 2012, de acordo com o United States Census Bureau. Segundo o Itamaraty, no entanto, há mais de 1 milhão de brasileiros morando nos EUA, sendo que 300 mil deles estão na Flórida.
Conclusão
Os Estados Unidos são um país diverso e multicultural, com muitas línguas e culturas diferentes. A presença de imigrantes brasileiros nos EUA resultou em uma grande presença de falantes de português nos EUA, em vários estados do país, principalmente nas regiões da costa leste e costa oeste. Os estados onde o português é falado nos EUA refletem a história e as origens da comunidade brasileira no país, com imigrantes de áreas urbanas e rurais do Brasil se estabelecendo em diferentes regiões do país.
Além dos estados mencionados acima, há também uma presença significativa de falantes de português nos EUA em outros estados, como Maryland, Rhode Island, Pensilvânia e Virgínia. A presença de brasileiros nos EUA continua a crescer e a comunidade brasileira é uma das mais ativas e vibrantes do país.
Se você é um falante de português nos EUA, é importante lembrar que você tem direitos e recursos disponíveis para você. Muitos estados oferecem serviços e programas para a comunidade brasileira, incluindo assistência jurídica, serviços de saúde e educação. Além disso, há muitas organizações comunitárias e grupos culturais que podem ajudá-lo a se conectar com outras pessoas da comunidade brasileira e manter sua conexão com sua cultura de origem.
Em resumo, a presença de brasileiros nos EUA resultou em uma grande presença de falantes de português nos EUA em vários estados do país. A comunidade brasileira é uma das mais ativas e vibrantes do país, e há muitos recursos disponíveis para ajudar os falantes de português nos EUA a se conectarem com sua cultura de origem e obterem os serviços e apoio de que precisam.
Brasil Vs EUA
A língua não é a única diferença entre os dois país, o Brasil e os Estados Unidos diferem nas formas de medida, notação das datas, comidas típicas, maioridade e várias coisas mais. As diferenças dos Estados Unidos para o Brasil começa nas pequenas coisas. Coisas que os brasileiros encaram como óbvio e imutável, como por exemplo, que não se deve sair de pijamas em público ou até mesmo, o fato de haverem feriados prolongados no Brasil, saiba que nos EUA não é bem assim.
Os costumes e crenças de um país para outro podem divergir bastante. No caso das diferenças entre Brasil e EUA, segue abaixo as diferenças mais comuns que podem facilitar seu dia-a-dia, caso você esteja morando fora do país.
As Medidas nos EUA não são as mesmas do Brasil
No Brasil, mede-se peso em quilogramas (Kg), enquanto nos EUA é em libras (Lbs, equivalente a 0,45 Kg). A temperatura, no Brasil é em graus Celcius (ºC), já nos EUA é em fahrenheit (ºF [0 °C = 32 °F]). Nó Brasil, as medidas são em metros, nos EUA, mede-se em pés (0,30 M). O volume é medido no Brasil em litros, nos EUA é galão (Aprox. 4,54 L). Velocidade no Brasil é em quilômetros (Km/H), nos EUA é em Milhas/H (1,61Km).
Notação
As datas no Brasil, são definidas por dia/mês/ano, nos EUA, é ao contrário, o mês vem primeiro, depois o dia. Muitas pessoas se confundem ao verem datas quando estão nos EUA, já que fazem essa troca. Não é diferente com a forma que anotamos o dinheiro. No Brasil, separa-se os centavos por uma vírgula, nos EUA, é separado por ponto (Brasil 1.023,00 / EUA 1,023.00). As horas também são diferentes, no Brasil continuamos a contagem depois do meio dia, uma hora da tarde é 13:00, quatro horas da tarde é 16:00. Nos EUA, as horas são até 12. Uma hora da tarde é 1PM, quatro horas 4PM. Antes do meio dia, troca-se o PM por AM.
Comida
No Brasil, a comida típica e principal, a qual se come normalmente no almoço e no jantar, é arroz, feijão, legumes e carne. Nos EUA, é carne com purê de batatas ou sanduíches. No café da manhã, no Brasil está presente o café preto com leite e pão. Nos EUA, o café da manhã é recheado de ovos com bacon, waffles, café bem fraco com leite.
Trabalho
No Brasil, o salário é pago por mês. Nos EUA, salário é semanal (variável de acordo com o estado), e tudo é calculado por hora. As férias, no Brasil é de um mês. Nos EUA, é de 15 dias (variável de acordo com o Estado). Na maioria das vezes as férias não são remuneradas e o salário é calculado por hora de trabalho.
Feriado prolongado? Os brasileiros adoram. Nos EUA não tem.
Idade mínima
A idade mínima para dirigir no Brasil é 18 anos, nos EUA é 16 anos. Para votar, já é possível no Brasil com 16, nos EUA, apenas com 18 anos. Para alugar um carro, no Brasil apenas com 21 anos, nos EUA 25 (variável de acordo com o Estado). Para reservar um hotel, no Brasil é possível com 18 anos, nos EUA apenas com 21. Beber? No Brasil só é considerado menor quem tem menos 18 anos para ingerir bebida alcoólica, nos EUA, só se bebe após os 21.
Roupas
Ir à praia no Brasil, uma sunga é apropriada. Nos EUA, deve-se ir de bermuda. No Brasil, não é adequado andar de pijama nas ruas, já nos EUA, ninguém se importa.
Mais diferenças
Essas são algumas das diferenças que é importante se conhecer para aprender a se virar melhor nos Estados Unidos. As diferenças de cultura entre esses dois países tem se tornado cada dia maior. Enquanto o Brasil passa por uma mudança constante de cultura e valores, os EUA permanece conservador na maioria dos aspectos. Para quem está morando ou se preparando para morar nos EUA, é importante ficar por dentro das leis de trânsito e leis do país, que são diferentes do Brasil, e sem dúvida, muito mais rigorosas.
Perguntas frequentes
Como a língua portuguesa se tornou popular nos EUA?
A presença de português nos EUA é resultado da crescente presença de imigrantes brasileiros no país, que começou a aumentar significativamente nas últimas décadas.
Quais são os principais estados onde falam português nos EUA?
Os principais estados dos EUA onde o português é falado incluem Massachusetts, Connecticut, Nova Jersey, Flórida, Nova York, Rhode Island, Califórnia, Texas, Geórgia e Pensilvânia.
Falam português nos EUA, mas o português é uma língua oficial nos Estados Unidos?
Não, o inglês é a língua oficial dos Estados Unidos, mas existem muitas comunidades onde falam português nos EUA.
Existem escolas que oferecem aulas de português nos EUA?
Sim, existem muitas escolas e programas de língua portuguesa disponíveis em todo o país para pessoas que desejam aprender ou aprimorar seu português.
Quais são alguns dos benefícios de ser um falante de português nos Estados Unidos?
Ser um falante de português nos Estados Unidos pode oferecer muitas oportunidades, incluindo a capacidade de se comunicar com outras pessoas da comunidade brasileira e aproveitar as muitas ofertas culturais e profissionais que a comunidade brasileira tem a oferecer.