
Somente quem tem animal de estimação pode dizer o quanto eles são importantes. São considerados membros da família. Por esse motivo, muitas pessoas deixam de planejar viagens aos Estados Unidos, por não terem com quem deixar seus bichinhos. Pensando nisso, viemos esclarecer as dúvidas sobre viajar com os seus animais para os Estados Unidos.
Lista de Conteúdos
É possível fazer uma viagem longa de avião com seu pet?
É possível sim. Porém existem algumas restrições e exigências para poder viajar com animais para os Estados Unidos. Cada empresa aérea tem suas próprias regras de transporte de animais. E dependendo do país de destino, essas restrições podem ser maiores ou até mesmo, os bichinhos podem serem impedidos de viajar.
Então, antes mesmo de comprar as passagens, é importante consultar o regulamento de cada empresa aérea, para que você possa decidir qual será a melhor opção para você e seu animalzinho.
Viagem para os EUA
As viagens destinadas a alguns países específicos não permitem que seu animal seja transportado como bagagem de mão. Não é o caso dos Estados Unidos. A maioria das empresas aéreas permitem que você viaje com seu gato ou cachorro na cabine junto com você. Mas para isso acontecer, pode depender do tamanho e peso do animal também. Para saber quais países tem restrições especiais que se aplicam a viagens com animais de estimação clique aqui.
As empresas aéreas, em sua grande maioria, possuem um peso permitido é de até 7 kg (incluindo a caixa transportadora), para que ele possa viajar na cabine. Isso se aplica a praticamente todas as empresas. Independente da forma como seu animal de estimação será transportado, seja na cabine, no porão ou como carga, você deverá ter os documentos de viagem e de vacinações exigidos.
Procedimentos para viajar com animais para os Estados Unidos

Para qualquer viagem de avião com seu pet, é necessário estar com a documentação que atesta o estado de saúde e a vacinação em dia do animal. Além, é claro, da caixa transportadora que o possibilite uma viagem em segurança e conforto.
Algo que impossibilitaria seu animal de viajar, é se caso ele possuir as doenças miíase e/ou leishmaniose. Isso o impossibilitaria viajar em qualquer companhia aérea.
Consulta Veterinária
O primeiro passo é levar seu animalzinho ao veterinário para que ele avalie o estado de saúde dele. Emita um atestado, certificando que o pet se encontra apto para viajar e que não possui as doenças mííase (somente para cães) e leishmaniose, além de não apresentar sinais de doenças infectocontagiosas e parasitárias. Este atestado precisa atender à validade e requisitos sanitários do país de destino. E também precisa estar de acordo com as especificações exigidas pelo Ministério da Agricultura (Modelo de Atestado segundo às especificações do Ministério da Agricultura).
Providencie também, a documentação adicional (ex: vacinas, tratamentos antiparasitários, sorologia de raiva, etc.). Isso precisa ser feito com bastante antecedência para dispor de tempo suficiente para cumprir as exigências do país de destino. No caso de viagens aos Estados Unidos, você precisará providenciar a vacina no mínimo 30 dias antes, para que seu animal não precise ficar em quarentena assim que chegar no aeroporto do país.
Certificado Veterinário Internacional
Com o Atestado emitido pelo veterinário e a carteirinha de vacinação prontos, o próximo passo é ir até o Ministério da Agricultura. Leve o atestado ao Ministério da Agricultura da sua cidade, para que eles emitam o CVI (Certificado Veterinário Internacional).
Escolha da Companhia Aérea
Caso não tenha escolhido ainda a companhia aérea, escolha a que mais se adapte às suas necessidades. E consulte o regulamento da mesma para comprar a caixa transportadora de seu pet. Como já mencionado, cada empresa tem suas exigências. Após obter essas informações então, compre a caixa de transporte do seu animal. Abaixo estarão os links de todas as empresas aéreas que fazem voos internacionais Brasil x Estados Unidos.
Ligue um dia antes
A maioria das empresas aéreas pedem que você ligue dias antes, comunicando que irá viajar com animal. Caso vá fazer um voo com escala, certifique-se primeiro se o animal poderá viajar nos dois vôos. Algumas empresas aéreas limitam o número de animais por voo. Por isso é melhor garantir a vaga dele, dias antes da viagem.
Exigências dos EUA para levar animais para os Estados Unidos
Conforme citado acima, cada país tem suas exigências para entrada com animais. No caso dos Estados Unidos da América, os documentos exigidos são:
- Idade mínima de 4 meses (para cachorros);
- Atestado de saúde (emitido até 10 dias antes do embarque para gatos e cinco dias para
cães), contendo as declarações citadas acima; - Carteira de Vacinação:
– Realização de vacinação contra raiva com pelo menos 30 dias antes do ingresso aos EUA;
– Cães adultos com mais de 15 meses de idade que tenham recebido vacina de raiva não antes
dos três meses de idade e que a vacina tenha expirado podem ser exportados aos EUA
imediatamente com o reforço da vacina, sem ter que aguardar os 30 dias.
Informações Gerais
- Os gatos estão sujeitos às exigências locais de vacinação, bem como à inspeção no ponto de
entrada para evidências de doenças que podem ser transmitidas para humanos; - Animais destinados ao estado do Hawaii e ao território de Guam estão sujeitos aos requisitos
de quarentena desses locais. - Animais de raças usadas no manejo de animais (ex: Colies, “shepherds”) estão sujeitos à
quarentena no local de entrada por tempo suficiente para determinar que os animais estão
livres de endoparasitas, como por exemplo: Echinococcus granulosus.
(Dados retirados do site do Ministério da Agricultura, para saber mais clique aqui)
Raças de cães que não podem ser despachadas:
Na grande maioria das vezes não é aceito cães ou gatos braquicefálicos (com focinho achatado de qualquer tipo), como bagagem despachada. Algumas empresas aéreas, inclusive, tem a politica de não transportar essas raças animais de nenhuma forma. Mas lembre-se: sempre consulte sua empresa aérea!
Quais empresas aéreas fazem voo Brasil x Estados Unidos
Segue abaixo a lista das empresas aéreas que fazem vôos Brasil x Estados Unidos atualmente. E quais animais são permitidos no voo. Clicando em cada uma delas, você será redirecionado ao site das respectivas empresas onde tem todas as exigências de transporte de animais de acordo com suas regras e regulamentos.
- Aerolineas Argentinas – Permitido cachorros e gatos
- Aeromexico – Permitido cachos, gatos e aves
- Air Canada – Permitido cachorros e gatos
- American Airlines – Permitido cachorros e gatos
- Avianca – Permitido cachorros e gatos
- Azul Linhas Aéreas – Permitido cachorros e gatos
- British Airways – Não especificado quais animais são permitidos. Entre em contato por telefone
- Copa Airlines – Permitido cachorros e gatos
- Delta Airlines – Permitido cachorros, gatos e pássaros domésticos
- GOL – Permitido cachorros e gatos
- KLM – Royal Dutch – Permitido cachorros e gatos
- LATAM (fusão da TAM Brasil e LAN Chile) – Permitido cachorros e gatos
- Lufthansa – Permitido cachorros, gatos, coelhos e lebres
- Swiss – Permitido cachorros, gatos, coelhos e lebres
- United – Permitido cachorros, gatos, coelhos e pássaros domésticos (exceto cacatuas)
Viajar com outros tipos de Animais para os Estados Unidos
Todas as informações oferecidas sobre os voos comerciais das empresas aéreas, atualmente, são em relação à viagens com cães e gatos. E, em algumas outras, coelhos e pássaros domésticos. Para outros animais incomuns, a forma de transporte, ao que parece, deve ser feita via cargo. Você deve possuir Nota Fiscal para animais com comercialização controlada, Autorização do IBAMA para animais com comercialização controlada e para animais silvestres controlados por essa entidade. Saiba mais clicando aqui.
Porque alguns cães e gatos não podem viajar de avião?

Devido algumas empresas aéreas proibirem animais braquicefálicos nos vôos, tem surgido algumas dúvidas em relação a essas raças. Segue abaixo o motivo desta decisão tomada por parte de algumas empresas aéreas, e quais são as raças de cães e gatos braquicefálicos.
Porque cachorros e gatos braquicefálicos não podem viajar de avião, na maioria das vezes?
Algumas empresas aéreas proíbem a viagem desses animais. Outras empresas apenas impedem que eles viagem de forma “despachada”, mas permitem a viagem na cabine do avião, juntamente com o dono. Então, caso você possua um animal braquicefálico, consulte qual empresa aérea permite o transporte desses animais.
De acordo com Adolfo Yoshiaki Sasaki, médico veterinário da Vetsan Centro Médico Veterinário, os cães braquicefálicos, com focinho diminuído ou achatado, têm maiores problemas com viagens de avião.
“Eles já têm dificuldade para respirar naturalmente, numa situação estressante como o voo eles não vão conseguir respirar pelo focinho, precisando usar apenas a boca. O problema é que o ar vai despreparado e rarefeito, deixando os cães com falta de ar”, explica.
Quando o ar entra pelo nariz ele é filtrado e aquecido, chegando ao organismo em condições perfeitas. Adolfo lembra que o avião é muito seco e o ar é gelado, podendo deixar o animal com vasoconstrição, retraindo os vasos sanguíneos e evitando que o ar entre no organismo. O caso pode evoluir para desmaios, anorexia e até mesmo cianose ou parada respiratória e cardíaca – algumas vezes levando ao óbito.
Procure um especialista
“Vale lembrar que qualquer animal tem problemas em viagens por ficar fechado e estar num ambiente estranho”, diz. Para o médico veterinário, é imprescindível procurar ajuda de um especialista antes de qualquer embarque. “Só assim será possível minimizar danos, conhecer o manejo correto do animal como evitar oferecer alimentos antes da viagem e, se necessário, receitando remédios ou providenciando brinquedos para deixar o bicho mais tranquilo”, finaliza.
Raças de cães braquicefálicos:

Abaixo estão as raças de cães braquicefálicos (focinho achatado de qualquer tipo):
- Affenpinscher;
- American Staffordshire Terrier;
- Boston Terrier;
- Boxer (todas as raças);
- Bruxelas Griffon;
- Buldogue (todas as raças);
- Cane Corso;
- Dogue De Bordeaux;
- Toy Spaniel inglês;
- Chin japonês;
- Lhasa Apso;
- Mastiff (todas as raças);
- Pequinês;
- Pit Bull;
- Dogue Canário;
- Pug (todas as raças);
- Shar Pei;
- Shih Tzu;
- Spaniel tibetano;
- Staffordshire Bull Terrier.
Raças de gatos braquicefálicos:

- Birmanês;
- Persa;
- Himalaio;
- Exotic Shorthair.
Em conclusão, levar um animal de estimação para os Estados Unidos pode parecer uma tarefa difícil, mas com a orientação adequada e a preparação antecipada, pode ser feito de maneira segura e sem estresse para o seu companheiro peludo. Lembre-se de verificar todos os requisitos necessários, incluindo documentação, vacinas e regulamentos específicos para o seu estado de destino. Ao planejar com antecedência e seguir todas as diretrizes, você pode garantir que seu animal de estimação viaje com segurança e conforto, permitindo que você aproveite o seu tempo nos Estados Unidos juntos.
Perguntas frequentes
Quais são os requisitos para levar um animal para os Estados Unidos?
Os requisitos podem variar dependendo do tipo de animal, estado de destino e país de origem. No entanto, em geral, é necessário ter uma carteira de vacinação atualizada e um certificado sanitário emitido por um veterinário autorizado. Alguns estados também têm regulamentos específicos sobre a entrada de animais.
Meu animal precisa de quarentena antes de entrar nos Estados Unidos?
Não necessariamente. Para cães e gatos, geralmente não é necessário quarentena, desde que cumpram todos os requisitos de saúde e documentação. No entanto, se você estiver trazendo um animal exótico, é possível que a quarentena seja exigida.
Como posso garantir que meu animal fique confortável durante o voo?
Existem algumas coisas que você pode fazer para garantir que seu animal fique confortável durante o voo. Certifique-se de reservar um voo direto sempre que possível, e verifique com a companhia aérea as políticas e requisitos para animais de estimação a bordo. Além disso, forneça um transportador confortável e familiarize seu animal com ele antes da viagem.
Preciso pagar taxas adicionais para levar meu animal para os Estados Unidos?
Sim, geralmente há uma taxa adicional para levar animais para os Estados Unidos. As taxas variam dependendo da companhia aérea e do tamanho do animal, e podem incluir taxas de documentação e de transporte.
O que devo fazer se meu animal ficar doente ou se perder durante a viagem?
Certifique-se de ter um plano de contingência em caso de emergências durante a viagem. Isso pode incluir ter os números de contato do veterinário do seu animal de estimação e da companhia aérea à mão, bem como garantir que seu animal esteja claramente identificado com uma coleira e tags.
VEJA TAMBÉM:
- DECLARAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO BRASIL É OBRIGATÓRIA PARA TODOS QUE RESIDEM FORA DO PAÍS
- POSSO COMPRAR UM IMÓVEL SENDO IMIGRANTE?
- OS DIPLOMAS BRASILEIROS SÃO RECONHECIDOS NOS EUA?
- COMO FUNCIONA AS TAXAS DA ALFÂNDEGA BRASILEIRA
- COMO TRABALHAR LEGALMENTE NOS ESTADOS UNIDOS