TURISMO

Millennium Park em Chicago

Conheça um dos pontos turísticos mais importantes da “Cidade dos Ventos”

A cidade de Chicago é considerada uma selva de pedras no coração do estado norte americano de Illinois. Conhecida por sua grande diversidade cultural, política e artística, a cidade reúne atrações que fazem sucesso no mundo todo. Entre os principais pontos turísticos de Chicago está o Millennium Park. Surpreendentemente capaz de encantar à primeira vista todos que visitam o lugar.

O belo parque fica localizado no interior do grandioso Grant Park, próximo ao centro da cidade. Possui uma área de quase 100 mil metros quadrados e se tornou um dos pontos mais famosos da cidade, recebendo milhões de visitantes todos os anos.

História do Millennium Park

O Millennium Park foi criado a partir de um projeto de revitalização. A ideia de construir o parque partiu do então prefeito Richard M. Daley e o projeto foi concebido por Daniel Burnham. Além disso, a construção contou também com a participação da iniciativa privada e de artistas como Frank Gehry e Thomas Beeby.

A criação do parque foi pensada a fim de transformar a área, que até então era cercada por linhas de trem e prédios industriais abandonados. O plano era criar um espaço de convivência para os moradores de Chicago. A obra teve inicio em 1998 e tinha a entrega prevista para o ano 2000, o que acabou lhe rendendo o nome de Millennium Park.

No entanto, algumas mudanças no planejamento e em seu financiamento fizeram com que o parque fosse inaugurado somente em julho de 2004. A inauguração contou com uma grande cerimônia para 300 mil espectadores. Desde então, o Millennium Park se tornou um dos programas preferidos dos moradores de Chicago. Além de estar entre as atrações mais importantes dos Estados Unidos.

Atrações do Millennium Park

O Millennium Park é repleto de atrações por todos os lados. Há uma enorme lista do que é possível fazer no lugar, desde piqueniques no gramado verdinho do parque e se refrescar na fonte até assistir a diversos shows e exibições gratuitas de filmes durante todo o ano.

Além disso, o parque possui diversos prédios culturais, instalações de arte e muito espaço ao ar livre para caminhadas e passeios de bicicleta. Veja agora as principais atrações do Millennium Park:

The Cloud Gate

Popularmente conhecida como “The Bean” (O Feijão em português), a escultura é o símbolo mais famoso do Millennium Park. Foi projetada pelo artista indo-britânico Anish Kappor e possui mais de 10 metros de altura e cerca de 20 metros de largura.

Além disso, é toda composta por placas de aço inoxidável polido, inspirada no mercúrio liquido. Sua aparência brilhante reflete os “Skylines” da cidade e a beleza do céu azul. Isso encanta os turistas que disputam o melhor ângulo para fotos incríveis.

Jay Pritzker Pavilion

A atração é um verdadeiro teatro a céu aberto dentro do Millennium Park. Criada pelo arquiteto Frank Gehry, a concha acústica foi elaborada com o propósito de receber apresentações culturais de música, dança, shows e peças de teatro. A grande estrutura metálica possui aproximadamente 36 metros de altura e acomoda até 11 mil pessoas, sendo 4 mil sentadas em poltronas e 7 mil no gramado.

Durante o verão acontecem diversas apresentações ao ar livre, como o Grant Park Music Festival, por exemplo. É comum também a exibição de filmes, sendo a maioria das programações gratuitas ao público. Outras costumam ser pagas, por isso é preciso se informar no centro de apoio ao turista, onde também são vendidos os ingressos. O centro de apoio ao turista fica na esquina entre a Michigan Avenue e a Randolph Street, em frente ao parque.

Crown Fountains

Esta é uma das atrações mais divertidas do Millennium Park, que atrai principalmente as crianças. São duas torres com painéis de LED de aproximadamente 15 metros de altura que ficam exibindo constantemente imagens do rosto de moradores de Chicago. As estruturas foram criadas pelo artista espanhol Jaume Plensa e entre os meses de maio a outubro as torres se tornam também duas grandes fontes.

Ou seja, quando o rosto exibido na tela abre a boca, dela jorra um jato de água que faz a alegria dos turistas e residentes da cidade. A água forma um espelho d’água onde as pessoas brincam e se refrescam durante o verão.

Lurie Garden

Com mais de 10 mil metros quadrados o belo jardim Lurie é coberto por diversas espécies de flores perenes, gramíneas, arbustos e árvores. A área forma um das paisagens mais bonitas do Millennium Park. O jardim fica localizado na área sul do parque e possui um design sustentável. Além disso, o local ainda conta com espaços para piquenique, passeios guiados, palestras, workshops, festivais e exposições interativas.

Ao redor do Lurie Garden existe uma cerca-viva de 4,5 metros de altura, criada em referência ao apelido “Cidade dos Ombros Largos”, criado pelo poeta Carl Sandburg.

Herris Theater

O Herris Theater for Music and Dance é um incrível teatro voltado às artes performáticas. Possui espaço para 1.500 pessoas e oferece apresentações durante o ano todo, complementando o Pritzker Pavillion, como sede de atrações artísticas do Millennium Park.  O teatro é casa da Chicago Opera e Hubbard Street Dance além de ser palco para diversas companhias renomadas se apresentarem.

Grande parte do Herris Theater é subterrânea e durante o inverno é comum oferecer eventos públicos como recepções e palestras.

Wrigley Square

Essa é uma praça pública ótima para caminhar e passear no Millennium Park. Possui uma extensa área de gramado e uma fonte d’água. Além do Millennium Monument, uma réplica quase no tamanho real de um peristilo, que originalmente existia na mesma área do Grant Park, entre os anos de 1917 e 1953. O belo monumento encanta os visitantes e rende fotos incríveis durante o passeio.

BP Pedestrian Bridge

A incrível ponte feita de aço foi projetada a fim de criar uma barreira acústica que protegesse o Jay Pritzker Pavilion do barulho do tráfego da Columbus Drive. A enorme passarela se estende pela avenida para conectar Maggie Daley Park com o Millennium Park, ambas as partes do Grant Park.  A BP Bridge possui mais de 280 metros e tem um formato curvo, o que a deixa ainda mais encantadora.

Mccormick Tribune Plaza & Ice Rink

Essa é uma das atrações preferidas de quem visita o Millennium Park durante o inverno. Já que entre os meses de novembro a março o local se torna uma pista de patinação no gelo ao ar livre. A entrada é gratuita e é cobrado apenas o aluguel dos patins. No restante do ano, o Mccormick Tribune Plaza fica reservado principalmente ao famoso restaurante do parque, o Park Grill.

Restaurante Plaza at Park Grill no Millennium Park

Além de todas as atrações incríveis que o Millennium Park reúne, há também um ótimo restaurante dentro do parque, o Plaza at Park Grill. Localizado na Avenida Michigan, em frente à McCormick Tribute Plaza, é o maior restaurante ao ar livre de Chicago. O local oferece gastronomia e entretenimento sazonal durante todo o ano. O cardápio traz pratos da culinária americana contemporânea, dietas restritas, como por exemplo, comidas sem glúten, vegetarianas e veganas, além de uma grande variedade de bebidas.

Eventos no Millennium Park

Entre os eventos principais que acontecem no Millennium Park anualmente, está o Chicago Blues Festival, considerado o maior festival de blues gratuito do mundo. O evento costuma durar três dias e conta com uma enorme estrutura, onde recebe os maiores nomes e talentos da música.

Outro grande evento que acontece no local é o Chicago Jazz Festival que oferece quatro dias de apresentações de grandes artistas do jazz. Há ainda outros festivais de verão que são imperdíveis. A programação anual fica disponibilizada no site oficial do Millennium Park.

Mais informações sobre o Millennium Park

Horário de funcionamento: O parque fica aberto diariamente, das 6h às 23h.

Preço: A entrada no Millennium Park é gratuita, porém há algumas atrações pagas dentro dele, como por exemplo, alguns shows e apresentações.

Endereço: 201 E Randolph St, Chicago, IL 60602, EUA.

Seja para assistir a uma apresentação, ou apenas admirar a beleza que o Millennium Park reúne. Visitar o local é um programa imperdível para quem está visitando Chicago. Aproveite!

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo