VIDA NA AMÉRICA

Os cuidados que se deve ter em dias de neve

Se você é novato nos estados mais frios, saiba quais cuidados tomar em dias de neve

Quando começa a temporada de neve nos EUA, logo nos vem a cabeça a diversão de esquiar ou patinar no gelo e a beleza da cidade toda branquinha. Mas, embora o inverno seja lindo, tem também seus pontos negativos. Apesar de aparecer muito emprego para remoção de neve, outras áreas são afetadas e as vagas diminuem. Além disso, as chances de acidentes nas estradas e rodovias aumentam nos dias de neve os cuidados devem ser redobrados!


Lugares para se divertir no inverno em New York
Como se divertir no inverno em Massachusetts


Se você já tem cuidado ao dirigir, então tome três vezes mais cuidado. A neve é algo que não dá para prever. Você pode pensar que vai conseguir frear e que a distância está segura, mas na verdade o freio não responde e o peso do carro te impulsiona, causando um acidente. Saiba quais são as precauções que se deve ter em dias de neve.

Dirigindo na neve – Quais cuidados tomar

O ideal é que seu carro tenha Tração nas 4 rodas (4×4) para não deslizar na subida. Pois os carros sem tração nas 4 rodas podem te deixar na mão e não conseguir subir alguma subida nos dias de neve.

Escolha um carro que tenha:

  • Freios ABS;
  • Tração nas 4 rodas (4×4);
  • Pneus de inverno. Eles devem conter as letras M e S (“mud” e “snow” ou “lama” e “neve”). Esses pneus tem mais aderência e permitem melhor dirigibilidade durante as geadas, neve e pistas com gelo;
  • Você pode usar também correntes de neve. São correntes finas que ficam em cima do pneu e proporcionam melhor aderência.

Cuidados com o carro em dias de neve:

  • Tenha sempre um raspador de neve no carro (ice scrapper). E retire toda neve antes de sair, inclusive a neve do teto. Pois além de ser perigoso a neve cair do teto no parabrisas e tapar sua visão durante o percurso, pode voar para o carro de trás tapando a visão do motorista. Você pode ser multado também, caso esteja dirigindo com neve no teto do carro;
  • Um dia antes de nevar, é recomendado colocar o limpador de parabrisas para cima (fica igual duas antenas). Isso porque se ele congelar para baixo, fica difícil de tirar;
  • Deixe sempre os faróis ligados;
  • Antes de dirigir, retire o casaco pesado, que pode atrapalhar seus movimentos;
  • Não dirija em alta velocidade, pois a neve muitas vezes forma uma película de gelo no asfalto que é muito escorregadia e os freios muitas vezes podem não responder a esse tipo de derrapagem. Dirija devagar, com atenção e mantenha uma boa distância do carro à sua frente;
  • Evite freadas bruscas;
  • Não pare no acostamento, não é seguro. A visibilidade da pista não fica muito boa quando está nevando. Procure um posto de gasolina ou algum local afastado da pista.
  • Nunca, jamais, em hipótese alguma, use água quente para derreter a neve do seu carro. Os vidros explodem.

Instale o Botão de Start no seu carro!

Caso seu carro não tenha o botão de ligar o carro pela chave, existem mecânicos que instalam em todo tipo de automóvel. Essa é uma ferramenta muito útil no inverno. Para que você não precise acordar 1 hora mais cedo, ir até o carro para ligá-lo e também o aquecedor. Pois se o carro não tiver um tempo para aquecer antes de sair, isso pode danificar o motor. Além do vidro ficar embaçado, no frio, e o aquecedor ajuda a desembaçar. Por esse motivo, o botão de ligar o carro no conforto da sua casa ajuda bastante no inverno.

Cuidado redobrado com o monóxido de carbono!

O monóxido de carbono é um gás venenoso que não tem cor, sabor ou odor. Quem inala ele vai ficando tonto e cansado até que caia no sono, ele remove o oxigênio da corrente sanguínea e pode levar a pessoa à morte. Portanto, todo cuidado é pouco.

Verifique se na sua casa tem um detector de monóxido de carbono e se ele está funcionando. Se não tiver compre um. Manter o carro ligado em ambiente fechado como garagem por exemplo, pode liberar monóxido de carbono. Após nevascas e tempestades certifique-se que o cano do escapamento do seu automóvel não esteja desimpedido e desobstruído, porque se estiver, o gás pode ser liberado dentro do carro. Sempre dobre e redobre o cuidado com o monóxido de carbono.

Como se adaptar ao frio?

Não é tão difícil para um brasileiro se acostumar com o frio dos EUA, mas muitas pessoas acabam indo embora justamente por passar frio no inverno. O que muita gente não sabe, é que tem diferença entre uma roupa de frio adequada para o inverno dos EUA e uma roupa de frio que vem do Brasil na mala.

É preciso comprar a roupa correta! Usando a roupa certa você não passa frio! Assim como se você usar uma roupa impermeável, você não se molha. Uma segunda pele te mantém quente! Não adianta colocar 5 moletons um em cima do outro, você pode colocar só duas ou três peças do material correto que será o suficiente para te manter quente e seco.

Mais dicas para os dias de neve

  • Seque o cabelo com o secador antes de sair de casa. Ou o frio que já é grande será ainda maior. Além disso, sair com o cabelo molhado em dias de neve muitas vezes pode acabar deixando o cabelo quebradiço.
  • Antes de nevar vá ao mercado e tenha estoque de mantimentos para se manter em casa até a neve passar. É comum não poder sair de casa porque a neve dificulta a locomoção, então esteja preparado.
  • Sempre tenha em casa e na garagem o sal próprio para derreter a neve e uma pá anatômica, para remover a neve.
  • Faça a manutenção de seu sistema de aquecedor e de refrigeração anualmente, e se caso derem problema, mantenha lenha seca em casa (se tiver lareira).
  • Se tiver pets, coloque algum protetor nas patinhas e uma roupinha neles. O sal que é usado para derreter a neve nas ruas machucam suas patas e eles também sentem frio, atentem-se!
  • Como dito anteriormente, verifique se na sua casa tem um detector de monóxido de carbono e se ele está funcionando. Se não tiver compre um. A maioria das casas tem aquecimento a gás e não elétrico, se ele der problema o gás pode ser liberado.

Tome cuidado e se mantenha quentinho! A neve não dura muitos dias. Mas aproveite para curtir o que ela tem de melhor.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo