IMIGRAÇÃO

Atualizado 2021 – Previsão de volta do turismo para os Estados Unidos

Quando volta as entrevistas para vistos de turismo nos consulados americanos no Brasil?

Quantos vistos de turismo negados em 2020 para os Estados Unidos? Quando volta as entrevistas para vistos de turismo nos consulados americanos no Brasil? Há previsão? E quando as restrições de viagem vão acabar? Quais países eu posso fazer quarentena além do México? São muitas perguntas sobre a viagem para os EUA e com o nosso cenário atual, dificilmente encontramos alguma resposta concreta. Durante a pandemia, muitos consulados ficaram fechados, principalmente o brasileiro (desde março de 2020, assim que começou a pandemia), eles fecharam e só retornaram para somente alguns tipos de visto na metade de maio de 2021, como é o caso dos vistos de estudante F1, M1, alguns J1 e K1, alguns vistos de imigrantes também voltaram a ter alguma rotina de entrevistas, enfim, não são todos.

Esse artigo é dedicado ao visto de turismo e coletamos informações sobre o número de vistos de turismo solicitados, emitidos e negados.

Numero de vistos solicitados, emitidos e negados

O governo emite normalmente em torno de 721mil vistos por mês, mas durante a pandemia e em função desses fechamentos, esse número caiu drasticamente na qual foram emitidos por mês apenas 126mil vistos. Então tem como saber uma estimativa de quantos vistos solicitados foram emitidos e negados pelo consulado? Sim! Temos aqui as estatísticas em 2020, que obviamente os números são muito diferentes da estatística de 2019 onde o consulado ficou aberto o ano inteiro. Lembrando que os consulados fecharam em março:

  • Vistos solicitados em 2020: foram solicitados: 3.167.451 vistos de turismo nos consulados americanos no mundo;
  • Vistos emitidos em 2020: foram emitidos 2.164.021 vistos de turismo;
  • Vistos recusados em 2020: foram recusados 1.003.438 vistos de turismo.

Previsão de volta do turismo

Os consulados foram fechados em março de 2020 e a previsão agora é que os vistos só voltem a normalidade a partir de 2022. Inclusive, algumas entrevistas de vistos de turismo que estavam agendados para agosto e setembro, já foram canceladas. Ainda há pessoas com entrevistas para visto de turismo agendados para esse ano em novembro ou dezembro. Não é certeza de confirmação, mas a princípio, pelo que o consulado já está colocando em evidência é que eles só vão voltar a normalidade para emissão de vistos de turismo em 2022.

E como estão os pedidos de entrevista para visto de turismo para 2022? Veja:

  • Consulado de Brasília só tem datas para entrevista a partir de maio de 2022;
  • Consulado de Porto Alegre só tem datas a partir de agosto de 2022;
  • Consulado de Recife só tem datas a partir de março de 2022;
  • Consulado de Rio de Janeiro não tem datas disponíveis;
  • Consulado de São Paulo só tem datas a partir de junho de 2022.

Se for analisar, os agendamentos para entrevistas de visto de turismo só estão disponíveis para 2022 a partir de março. De acordo com o cônsul só teremos uma definição para volta regular das rotinas de vistos de turismo para os Estados Unidos no Brasil somente a partir de 2022. Para 2021 não existe uma previsão boa para emissão de vistos de turismo. Eles querem usar esses últimos meses para acelerar os vistos de estudante e de trabalho. A previsão, de acordo com os oficiais, é que só volte a normalidade para vistos de turismo a partir de março de 2022 dependendo do consulado.

Qual é a previsão para cair as restrições de viagem?

O governo americano ainda não se posicionou sobre isso. Existe uma pressão para que essas restrições comecem a ser flexibilizadas a partir do momento que os países começam a acelerar ainda mais a vacinação, mas ainda não há uma previsão oficial sobre isso.

Mas tem alguns países que estão abertos para os brasileiros onde você pode fazer quarentena. Assim você viaja para um desses países e de lá viaja para os EUA, porque eles não tem restrição de viagem com os Estados Unidos. São vários países, o mais conhecido no momento que permite fazer essa quarentena é o México, mas não é o único. Aqui tem uma lista dos que estão mais próximos dos brasileiros:

  • Bahamas;
  • México;
  • Belize;
  • Bolívia;
  • Colômbia;
  • Costa Rica;
  • Emirados Árabes Unidos;
  • Equador;
  • Panamá;
  • Paraguai;
  • República Dominicana.

Ou seja, para quem ainda vai tirar o visto, tem que se planejar para fazer a entrevista somente em 2022. Para quem já tem o visto aprovado e válido, pode fazer quarentena em algum desses países citados acima e depois viajar para os Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo