INTERCÂMBIO

Tipos de Visto de Estudante

Saiba quais os Tipos de Visto de Estudante e se pode ou não trabalhar com cada um deles

Todos que pretendem ir para os Estados Unidos devem tirar um Visto Americano. Para cada finalidade no país, existe um tipo de visto: para passear é o Visto de Turismo e Negócios B1/B2, para trabalhar, tem o Visto H1B e Visto H2B, dentre outros e para estudar, não é diferente. É preciso tirar um Visto de Estudante! Aqui falaremos um pouco sobre os Tipos de Visto de Estudante.

Se quiser saber todos os Tipos de Visto Americano, clique aqui.

O que é um visto de estudante?

O que é um visto de estudante
O que é um visto de estudante?

Um visto de estudante para os Estados Unidos é um documento que permite que um estudante estrangeiro entre no país e estude em uma instituição de ensino americana por um período específico de tempo. O visto é emitido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e é necessário para que o estudante possa entrar no país e matricular-se em uma instituição de ensino americana.

Você precisa de um visto de estudante para os Estados Unidos se deseja estudar em uma instituição de ensino americana por mais de 18 horas por semana. O visto é necessário para que você possa entrar legalmente no país e matricular-se em uma instituição de ensino credenciada. É importante lembrar que o visto de turista não permite que você estude em uma instituição de ensino americana por mais de 18 horas por semana, por isso não é uma opção adequada se você planeja estudar nos Estados Unidos.

Se você planeja estudar nos Estados Unidos sem um visto de estudante, sua estadia seria considerada ilegal e você estaria sujeito a deportação. Além disso, você não teria permissão para trabalhar legalmente nos Estados Unidos enquanto estiver estudando.

Se você entrar nos Estados Unidos com um visto de turista e mudar seu status para estudante enquanto estiver no país, isso não é o mesmo que entrar com um visto de estudante. A mudança de status para estudante pode ser possível em alguns casos, mas é preciso seguir os procedimentos e requisitos específicos para solicitar a mudança de status. É importante consultar um advogado de imigração ou a instituição de ensino onde você pretende estudar para obter mais informações sobre esse processo.

Documentos para o Visto de Estudante

Documentos para o Visto de Estudante
Documentos para o Visto de Estudante

Se o solicitante pretende estudar mais que de 18 a 22 horas semanais, então deve-se pedir um Visto de Estudante. Essa solicitação é parecida com os outros tipos de visto. Entretanto, a matrícula na escola deve ter sido feita e o solicitante deve ter em mãos o formulário I-20 (fornecido pela escola) e pagar a taxa SEVIS. Esse visto terá a validade de acordo com a duração do curso, findou o curso, finda o visto. Vamos explicar mais sobre os Tipos de Visto de Estudante! Antes, saiba o que cada documento significa:

Formulário I-20

Esse formulário é fornecido pela escola, mas deve-se saber que nem todas as escolas fornecem esse documento. Elas devem ser autorizadas pelo governo para receber estudantes estrangeiros. O I-20 confirma que o estudante está sob responsabilidade da escola, e a qualquer “desobediência” do aluno elas irão reportar ao SEVIS. Esse formulário é extremamente importante para a retirada do Visto de Estudante.

SEVIS

Sistema utilizado por escolas, colleges e universidades e pela imigração para analisar e monitorar os estudantes enquanto eles estiverem nos EUA. Então se o estudante estiver faltando demais, tendo notas ruins ou ter sumido, a escola reporta ao SEVIS, o I-20 pode ser cancelado e o estudante ser convidado a se retirar do país.

Visto F1

Visto F1
Visto F1

O Visto de Estudante mais comum entre todos os Tipos de Visto de Estudante, é o Visto F1. Para ter esse visto, o estudante deve estudar em tempo integral em uma escola de idiomas, college ou universidade. Para os familiares do estudante portador do Visto F1 que querem o acompanhar aos EUA, tem o Visto F2. E por familiares entende-se filhos (menores de 21 anos) e cônjuge.

O Visto F1 não permite que se trabalhe nos EUA! E isso é muito importante saber, estudante não trabalha nessa categoria. A não ser em casos que o estudante consegue permissão para trabalhar no lugar em que se estuda, mas é somente isso. Esse estudante consegue um Social Security, mas essa permissão é somente para aquele local, ele não pode trabalhar em outro lugar.

Por esse motivo, o solicitante do visto deve provar para a imigração que tem condições financeiras de se manter no país enquanto o seu curso durar. Ele deve ter dinheiro o suficiente para se manter sem trabalhar, todo o período, isso inclui o cônjuge. Seus filhos podem estudar em escolas americanas. Saiba mais sobre as Elementary School, Middle School e High School.

Clique aqui e saiba mais sobre o Visto de Estudante F1.

Visto J1

Visto J1
Visto J1

O Visto J1 é muito conhecido pelo Programa de Intercâmbio Au Pair. Embora seu principal intuito seja o trabalho, como no caso das Au Pairs que cuidam de crianças, também se pode estudar. Também é possível participar de programas de “trainee” onde estudantes graduados e com experiência podem participar de um programa de treinamento dentro de uma empresa americana. Esse visto não é vinculado ao Formulário I-20, mas sim ao Formulário DS-2019.

No caso do Visto J1, não é permitido acompanhantes. O que pode acontecer, é a universidade solicitar que o estudante tire dois tipos de visto, o Visto F1 para o período de estudos e o Visto J1, para adquirir experiência na área. Tendo o Visto F1, os familiares/acompanhantes podem tirar o Visto F2.

Clique aqui e saiba mais sobre o Visto J1.

Visto M1

Visto M1
Visto M1

O Visto M1 é para estudos técnicos, como escola aeronáutica, em colégios vocacionais, community college, junior colleges e outras instituições não acadêmicas. Esse visto não é para quem pretende cursar em uma universidade. Além de estudar, também é possível realizar aulas praticas e estágios durante o programa.

Para tirar o Visto M1, o solicitante deve provar que pode se manter sem trabalhar enquanto o curso durar. Ou seja, deve ter a quantia em mãos, ou ter alguém com essa quantia que o patrocine, para que ele possa emitir o Visto. Como acontece com o Visto F1, o portador do M1 não pode trabalhar. As poucas horas disponíveis para trabalho devem ser restringidas apenas ao campus escolar (aulas praticas e estágio) . Se o objetivo é ganhar dinheiro com isso, o esforço não compensa, apenas se a experiência valer a pena.

Requisitos para obter um visto de estudante

Para todos os Tipos de Visto de Estudante, assim como vários outros tipos de visto, é preciso provar para a imigração os verdadeiros objetivos para com o país. Tem que possuir vínculos com o seu país de origem, como casa própria, empresa, qualquer coisa que te faça retornar ao seu país. A imigração não quer que o estudante permaneça nos EUA quando o visto acabar, e sim que retorne ao seu país para que, se algum dia retornar, faça isso dentro da lei.

Para obter um visto de estudante para os Estados Unidos, você deve atender aos seguintes requisitos:

  • Provar que você tem vínculos fortes com seu país de origem e que pretende retornar após o término do seu programa de estudos.
  • Demonstrar que você tem meios financeiros suficientes para pagar suas despesas de estudo e manutenção nos Estados Unidos.
  • Apresentar uma Carta de Aceitação ou um Formulário I-20 da instituição de ensino americana onde você será estudante.
  • Passar na entrevista de visto na embaixada ou consulado americano em seu país de origem.

Trabalhar com visto de estudante

No geral, os vistos de estudante para os Estados Unidos possuem restrições em relação ao trabalho remunerado. Aqui estão as principais informações sobre vistos de estudante e trabalho nos Estados Unidos:

Visto F-1

  • O visto F-1 permite que o estudante trabalhe no campus da instituição de ensino onde está matriculado por até 20 horas por semana durante o período letivo e em tempo integral durante os intervalos escolares.
  • O visto F-1 também permite que o estudante solicite autorização para trabalhar fora do campus após um ano de estudos em tempo integral, mas apenas em trabalhos relacionados à sua área de estudo e com limite de 20 horas por semana durante o período letivo e em tempo integral durante os intervalos escolares.

Visto M-1

  • O visto M-1 não permite que o estudante trabalhe fora do campus enquanto estiver nos Estados Unidos. No entanto, o estudante pode realizar trabalhos remunerados no campus da instituição de ensino onde está matriculado, desde que seja diretamente relacionado ao programa de estudo.

Visto J-1

O visto J-1 é um visto de intercâmbio cultural nos Estados Unidos e pode ser concedido para estudantes que desejam participar de programas de intercâmbio educacional ou profissional. Em alguns casos, o visto J-1 permite que o estudante trabalhe nos Estados Unidos, mas as regras e condições para o trabalho podem variar de acordo com o tipo de programa J-1 que o estudante está participando.

Por exemplo, os programas J-1 de intercâmbio educacional podem permitir que o estudante trabalhe em tempo parcial no campus da instituição de ensino onde está matriculado, desde que o trabalho seja diretamente relacionado à sua área de estudo e aprovado pelo responsável do programa de intercâmbio. Além disso, alguns programas J-1 também podem permitir que o estudante trabalhe em um estágio relacionado à sua área de estudo, desde que o estágio esteja incluído no plano de estudos e seja aprovado pelo responsável do programa.

Já os programas J-1 de intercâmbio profissional podem permitir que o estudante trabalhe em tempo integral durante o período do programa, desde que o trabalho esteja diretamente relacionado à sua área de atuação profissional e aprovado pelo responsável do programa. É importante ressaltar que, mesmo nos casos em que o visto J-1 permite o trabalho, é preciso seguir as normas e condições específicas do programa de intercâmbio e obter a autorização do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

É importante ressaltar que qualquer trabalho remunerado realizado pelo estudante deve ser autorizado pelo Departamento de Imigração dos Estados Unidos. É preciso seguir as normas e requisitos específicos para solicitar a autorização de trabalho, e qualquer violação dessas regras pode resultar em penalidades, inclusive a perda do visto.

Mais informações sobre o Visto de Estudante

Além das informações já mencionadas, aqui estão algumas outras coisas que você precisa saber sobre o visto de estudante para os Estados Unidos:

Documentação necessária

Para solicitar um visto de estudante para os Estados Unidos, você precisará fornecer uma série de documentos, incluindo a Carta de Aceitação ou o Formulário I-20 da instituição de ensino onde você será estudante, comprovação de recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas de estudo e manutenção, além de passaporte válido e fotos recentes.

Tempo de processamento

O tempo de processamento para um visto de estudante pode variar, mas é importante iniciar o processo com antecedência suficiente para garantir que você tenha tempo para agendar sua entrevista e receber o visto antes do início do seu programa de estudo.

Requisitos de saúde:

Os estudantes que pretendem estudar nos Estados Unidos devem passar por um exame médico e apresentar documentação comprovando que estão em boa saúde antes de receberem o visto de estudante.

Restrições de viagem

Alguns estudantes podem estar sujeitos a restrições de viagem, dependendo do país de origem e de outros fatores. É importante verificar com a embaixada ou consulado americano em seu país de origem para obter informações atualizadas sobre as restrições de viagem que possam afetar sua capacidade de obter um visto de estudante para os Estados Unidos.

Renovação do visto

Se você precisar ficar nos Estados Unidos por mais tempo do que a validade do seu visto de estudante, será necessário renová-lo. A renovação do visto pode ser um processo complexo, por isso é importante planejar com antecedência e obter assistência de uma instituição de ensino ou advogado de imigração.

Cumprimento das condições

Os estudantes que recebem um visto de estudante devem cumprir as condições do visto, incluindo a frequência regular às aulas, manter um bom desempenho acadêmico e cumprir as leis e regulamentos dos Estados Unidos. O não cumprimento das condições do visto pode resultar em penalidades, incluindo a perda do visto e deportação.

Custos adicionais

Além das taxas de solicitação de visto, os estudantes que desejam estudar nos Estados Unidos devem estar preparados para cobrir uma série de outros custos, como taxas de matrícula, acomodação, alimentação e seguro de saúde. É importante planejar com antecedência e criar um orçamento realista para garantir que você possa cobrir esses custos adicionais durante o seu período de estudo nos Estados Unidos.

Restrições de trabalho

Como já mencionado, os estudantes com visto F-1 podem trabalhar no campus da instituição de ensino onde estão matriculados e, em alguns casos, obter autorização para trabalhar fora do campus. No entanto, é importante lembrar que o trabalho não deve interferir no desempenho acadêmico e que existem limites para as horas de trabalho permitidas. Além disso, os estudantes com visto M-1 não são autorizados a trabalhar fora do campus enquanto estiverem nos Estados Unidos.

Viagem de volta para o país de origem

Ao término do período de estudo, os estudantes devem deixar os Estados Unidos dentro do prazo especificado no visto. É importante planejar com antecedência e garantir que você tenha passagem de volta para o seu país de origem antes do término do visto. Os estudantes que desejam retornar aos Estados Unidos para continuar seus estudos ou trabalhar devem solicitar um novo visto ou uma extensão do visto anterior.

Importância de seguir as leis e regulamentos

Os estudantes que pretendem estudar nos Estados Unidos devem seguir todas as leis e regulamentos do país. Isso inclui respeitar as leis de imigração, cumprir as condições do visto, pagar impostos e seguir as regras da instituição de ensino onde estão matriculados. O não cumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades graves, incluindo a perda do visto e deportação.

Apoio da instituição de ensino

As instituições de ensino americanas geralmente oferecem apoio aos estudantes internacionais para ajudá-los a se adaptar à vida nos Estados Unidos. Isso pode incluir orientação sobre a cultura americana, assistência com acomodação, orientação sobre imigração e suporte acadêmico. É importante aproveitar esses recursos e buscar ajuda sempre que necessário.

Atualizações de status

Os estudantes que possuem um visto de estudante devem manter suas informações de contato e status atualizados com o Departamento de Imigração dos Estados Unidos. Isso inclui informar quaisquer mudanças de endereço, número de telefone ou e-mail, bem como informar sobre alterações no status acadêmico ou de emprego.

Programas de intercâmbio

Além dos programas de graduação e pós-graduação, existem muitos programas de intercâmbio para estudantes internacionais nos Estados Unidos. Esses programas podem incluir estágios, trabalho voluntário, programas de intercâmbio cultural e muito mais. Os estudantes interessados nesses programas devem consultar as instituições de ensino ou organizações de intercâmbio para obter mais informações.

Segurança e bem-estar

Por fim, é importante que os estudantes internacionais se preocupem com sua segurança e bem-estar durante sua estadia nos Estados Unidos. Isso inclui tomar precauções para evitar crimes, respeitar as leis e costumes locais, e buscar ajuda sempre que necessário. As instituições de ensino americanas geralmente oferecem recursos e apoio para ajudar os estudantes internacionais a se manterem seguros e saudáveis enquanto estiverem nos Estados Unidos.


Perguntas frequentes


Quanto tempo posso ficar nos Estados Unidos com um visto de estudante?

Com um visto de estudante para os Estados Unidos, você pode ficar no país pelo tempo necessário para concluir seu programa de estudos. No entanto, seu visto pode ter uma data de validade diferente, dependendo da duração do seu programa de estudos.

Como faço para solicitar um visto de estudante para os Estados Unidos?

Para solicitar um visto de estudante para os Estados Unidos, você deve primeiro se inscrever em uma instituição de ensino americana e obter uma Carta de Aceitação ou um Formulário I-20 da instituição. Em seguida, você deve preencher um formulário de solicitação de visto (DS-160), pagar a taxa de solicitação de visto e agendar uma entrevista na embaixada ou consulado americano em seu país de origem.

Quais são os tipos de visto de estudante disponíveis para os Estados Unidos?

Existem dois tipos de visto de estudante para os Estados Unidos: o visto F-1 e o visto M-1. O visto F-1 é para estudantes que desejam frequentar uma faculdade ou universidade, enquanto o visto M-1 é para estudantes que desejam frequentar uma escola de treinamento vocacional ou técnico.

Posso mudar meu status de visto enquanto estiver nos Estados Unidos?

Sim, em alguns casos é possível mudar o status do visto enquanto estiver nos Estados Unidos. Por exemplo, se você entrar nos Estados Unidos com um visto de turista, é possível mudar o status do visto para um visto de estudante se for aceito em uma instituição de ensino credenciada. No entanto, é importante lembrar que a mudança de status pode ser um processo complexo e sujeito a restrições, por isso é importante consultar um advogado de imigração ou a instituição de ensino para obter orientações sobre como proceder.

Preciso ter um patrocinador financeiro para obter um visto de estudante?

Sim, você precisará comprovar que tem recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas de estudo e manutenção enquanto estiver nos Estados Unidos. Isso pode incluir uma combinação de recursos próprios e patrocínio de terceiros, como familiares ou empresas. É importante fornecer documentação detalhada sobre suas fontes de financiamento ao solicitar o visto de estudante.


VEJA TAMBÉM:

 

Filipe Almeida

Empresário, CEO do grupo MAIS USA. Descobri o marketing em 2002, desde então tenho estado envolvido de alguma forma. Atuo ativamente servindo a Comunidade Brasileira nos Estados Unidos. Minha missão é contribuir da melhor forma com nossa comunidade e deixar um legado em nossa história.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo