VIDA NA AMÉRICA

Você sabia que o Texas já foi um estado Mexicano?

Conheça a história do Texas e as principais cidades do Estado

O Texas é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região sul do país. É extremamente grande e diversificado, e portanto considerado o segundo maior estado dos EUA, com 695.621,06 km². Além de ser também o segundo estado mais populoso do país, com mais de 29 milhões de habitantes, ficando atrás apenas da Califórnia.

No Texas é possível encontrar uma enorme variedade de belas paisagens com muitos contrastes. Apesar de ter terras mais áridas e desérticas em várias regiões na parte sul e oeste. O estado conta com lindas montanhas e vastas florestas, rios e lagos nas regiões norte e leste. O Texas possui ainda um total de 591 quilômetros de litoral. Além de grandes centros urbanos repletos de sofisticação e pequenas cidades mais remotas cheias de charme.

História do Texas

Antes de pertencer aos Estados Unidos, o Texas foi colonizado pelos espanhóis tendo sido pertencente ao México após a independência do país em 1821. Logo após a grande expansão dos Estados Unidos em direção ao oeste, rumo ao o Oceano Pacífico, cada vez mais americanos passaram a migrar para a região do Texas. Inicialmente, o governo mexicano permitiu até que alguns empresários americanos comprassem terras texanas.

No entanto, pouco tempo depois, os colonos americanos começaram a se desentender com o governo mexicano. Eles não aceitavam algumas determinações dos Mexicanos, como por exemplo, a libertação dos escravos, o pagamento de alguns impostos e a conversão ao catolicismo.

Então, tantos desentendimentos acabaram dando início a diversos movimentos pró-recessão. Os americanos se organizaram contra o governo e a favor da independência do Texas. O que resultou na criação de uma república independente do México, em 1836. Após a derrota dos Mexicanos, o Texas declarou sua independência como República do Texas.

Texas se torna território dos Estados Unidos

Muitos colonos americanos defendiam que o Texas fosse anexado aos Estados Unidos. Portanto, em 1845 o Congresso Americano fez sua aprovação e o Texas se tornou então o vigésimo oitavo estado do país. Contudo, o México novamente entrou em guerra com os Estados Unidos. As batalhas por causa do estado do Texas se encerraram com um tratado assinado em 1848.

Nesse mesmo acordo, o Governo mexicano cedeu aos americanos, vários territórios que atualmente fazem parte dos estados do Novo México, Texas, Utah, Nevada, Arizona, Califórnia e Colorado. Entretanto, a negociação custou aos Estados Unidos o valor de 15 milhões de dólares.

Além disso, por mais 10 milhões de dólares, o México cedeu outras áreas aos americanos, no ano de 1853. Essas áreas passaram a fazer parte do Arizona e do Novo México.

Texas nos dias atuais

Atualmente, o estado do Texas possui um papel importante na economia dos Estados Unidos. Não apenas no setor agropecuário, como era predominante no início do século XX. Mas também passou a criar fortes indústrias petrolíferas e aeroespaciais, diversificando sua economia.

Um dos maiores símbolos do Texas são os “cowboys”. Foi nas regiões de difícil desenvolvimento da agricultura, que eles surgiram, cuidando do gado e protegendo as terras contra os ataques indígenas. Além de cowboys, churrasco e muita música boa, principalmente do estilo Country, o estado reúne diversas atrações como Parques Nacionais e prédios históricos e belas paisagens espetaculares.

Principais cidades do Texas

Houston

A cidade é uma grande metrópole, repleta de atrações e com uma vida noturna bem agitada. Com mais de 2, 326 milhões de habitantes, Houston se tornou a maior cidade do Texas e a quarta maior do país. Além disso, possui uma diversidade cultural muito grande, é possível encontrar mais de 90 idiomas diferentes espalhados pelos quatro cantos da cidade.

Atrações em Houston

Houston conta com diversos prédios modernos, inúmeras atrações culturais, além de museus, galerias e monumentos. No entanto, a principal atração da cidade é o Centro Espacial de Houston. O local é um enorme complexo de controle de voo da NASA, que serve para treinamentos dos astronautas.

É possível visitar o Space Center Houston, o centro de visitantes oficial da NASA. O local é um complexo educacional e recreativo que traz a história da expansão espacial americana, entre outras curiosidades. Além disso, há ainda diversos pontos turísticos como o Museu de Ciência Natural de Houston e de Belas-Artes de Houston, considerado um dos maiores dos EUA.

Para se aprofundar no lado mais rústico do Texas, é possível explorar as autenticas tradições cowboy de Houston e região, no incrível George Ranch Historical Park. Com mais de 8.000 hectares, o local possui casas históricas, além de passeios a cavalo, passeios de touro mecânico e touro de rodeio. Sem contar as tradicionais refeições servidas no estilo texano dos anos de 1930. Houston possui infinitas atrações que contemplam sua grande diversidade.

Dallas

Dallas é considerada um importante centro comercial e cultural do estado do Texas. Além de ser uma das cidades com o crescimento mais acelerado dos Estados Unidos. Possui uma população de mais de 1,345 milhões de habitantes. A metrópole é muito famosa por ter sido o local onde o Presidente John F. Kennedy foi assassinado, em 1963.

Atrações em Dallas

Entre as principais atrações turísticas de Dallas, está a Reunion Tower, uma enorme torre de observação, que possui mais de 170 metros de altura. O local é considerado um dos monumentos mais importantes da cidade. Outra atração muito visitada é o Six Flags Over Texas, um grande parque de diversões com várias montanhas-russas, elevador que despenca e outros brinquedos muito divertidos.

O Dallas Zoo também é um local incrível, considerado o maior e mais antigo zoológico do Texas. No lugar é possível inclusive alimentar uma girafa. O Dallas Aboretum and Botanical Garden é outro local adorável, um dos maiores e mais bonitos jardins do país.

Para os amantes de arte e cultura existe o Dallas Museum of Art e o Crow Collection of Asian Art, ambos possuem obras de arte muito importantes.

Austin

Austin é a capital do Texas e uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos. Com uma população de mais de 964.254 habitantes a cidade é muito conhecida devido a Universidade do Texas. A capital possui belos prédios modernos e imponentes, além de incríveis casas noturnas que tocam blues, rock e é claro, country.

Atrações de Austin

A cidade também é repleta de paisagens naturais belíssimas, lindos jardins, lagos e museus. Além de ótimos parques de diversões. Uma das etapas do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 acontece em Austin, o que torna a cidade ainda mais famosa mundialmente.

O Zilker Park é um dos principais pontos da cidade, onde é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta além de passeios de caiaque. O Lady Bird Lake também é outro lugar ideal para quem gosta de praticar esportes. Há ainda o McKinney Falls State Park, com uma linda paisagem verde, quedas d’água e lagos.

O Capitólio do Estado do Texas, sede do poder legislativo do estado também uma atração imperdível. Para quem deseja apreciar uma boa música, uma boa opção é o Pete’s Dueling Piano Bar.

San Antonio

A cidade recebeu esse nome em homenagem ao santo, pois durante uma expedição espanhola, um vilarejo de índios foi encontrado, no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Com uma população de 1,493 milhões de habitantes a cidade respira história e ainda mantém viva uma rica herança do período colonial do país. San Antonio é cortada pelo Rio San, que tem em toda sua extensão diversos bares e restaurantes que lotam no final do dia. O Riverwalk é uma parada obrigatória para quem está visitando a cidade.

Atrações de San Antonio

Outras atrações imperdíveis são o Alamo, uma enorme fortaleza que foi fundada por padres católicos e o Parque Histórico Nacional das Missões de San Antonio. Além disso, você deve visitar também a Torre das Américas no HemisFair Park, de onde poderá apreciar a cidade lá do alto.

A cidade ainda conta com o SeaWorld San Antonio que oferece lindas apresentações aquáticas com golfinhos e baleias.

Curiosidades sobre o Texas

O estado do Texas é cheio de tradições e muita história, além de diversas atrações importantes. No entanto, o estado reúne também algumas curiosidades:

  • O Texas tem o apelido de “The Lone Star State”, que é famoso mundialmente. Em português significa “o estado da estrela solitária”. Este apelido existe desde quando o estado pertencia ao México. A área que hoje forma o estado abrigava duas regiões, uma chamada Tejas e a outra Coahuila. As duas cidades eram representadas por estrelas na bandeira mexicana. Porém com a independência do Texas, o estado passou a ser chamado de “Lone Star”.
  • O esporte oficial do Texas é o rodeio. Aliás, um dos maiores rodeios do mundo acontece anualmente em Houston. O evento recebe mais de 2,5 milhões de pessoas e conta com 20 dias de festa.
  • Durante a primavera, o Texas fica repleto de campos azuis, devido as plantações de flores típicas do estado, chamadas de Bluebonnet.
  • O nome Texas, ou Tejas para os colonizadores espanhóis, tem origem indígena e significa “Amigos”.
  • O Texas possui hospitais renomados, sobretudo a cidade de Houston. Um dos mais importantes é o MD Anderson, considerado um dos melhores hospitais do mundo no tratamento de câncer. O Hospital é privado e também uma referencia mundial em pesquisas na área. Recebe pacientes do mundo todo em busca de um tratamento de excelência.
  • Os texanos são apaixonados por picapes, mas aquelas com rodas gigantes, as chamadas Big Trucks. Elas são muito comuns por todo o estado e existem inclusive vagas de estacionamento maiores somente para elas, em lugares como shoppings, por exemplos.
  • O Tatu (armadillo, em inglês) é o animal símbolo do estado.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo